CONSULTE A PROGRAMAÇÃO clique aqui

OXIGÊNIO - 17 de agosto, sexta


Foto: Elenize Dezgeniski


Companhia  Brasileira  de  Teatro.     Curitiba – PR                        
dia   17/08,   sexta,   no   CAT,   às   20h30

SINOPSE:  Um homem e uma mulher falam, pensam discutem, esbravejam, cantam, dançam, especulam, se buscam, se torturam, se provocam e amam, em torno da fábula de Saniok que mata sua mulher por “falta de oxigênio”. O texto dividido em dez cenas, todas a partir dos mandamentos (ou similar), é escrito em forma de canção, com seus refrãos e seus ritmos já impressos nele. E se fundamenta na mistura de todos os assuntos mais importantes a serem explorados em nossa época atual: religião; política; sociedade e humanidade. Tudo isso de maneira caótica, poética, musical e violenta.

ESTE PROJETO da Companhia Brasileira de Teatro compreende a tradução do texto “Kislorod” (Oxigênio) do autor Russo Ivan Viripaey, inédito no Brasil.
Ivan Viripaey é o dramaturgo que hoje mais perturba a paisagem teatral russa. Diretor de cinema e roteirista, ator, dramaturgo e diretor teatral, nasceu na Sibéria, em Irkustsk, em 1974.

PRÊMIO SHELL DE TEATRO (SP)  e  PRÊMIO QUESTÃO DE CRÍTICA (RJ) – Melhor Ator: Rodrigo Bolzan.
Indicação ao PRÊMIO QUESTÃO DE CRÍTICA (RJ) – Melhor Espetáculo/ Direção: Marcio Abreu/ Cenário: Fernando Marés/ Música: Gabriel Schwartz.

FICHA TÉCNICA
Texto: Ivan Viripaev  /  Tradução: Irina Starostina e Giovana Soa
Direção: Marcio Abreu
Elenco: Patrícia Kamis e Rodrigo Bolzan
Músicos: Gabriel Schwartz  /  Miro Dottori (em alternância)
Duração: 80 min 
Não recomendado para menores de 14 anos


DIA DESMANCHADO - 18 de agosto, sábado 


Foto: Marco A.F

Cia.  Teatro  Torto.     Porto Alegre – RS                        
dia   18/08,   sábado,   no   CAT,   às   20h30

SINOPSE: Um homem, exterminador de insetos, vive em sua casa mergulhado na banalidade do seu cotidiano, quando é surpreendido com a chegada da carta de uma mulher. A carta põe o homem em alerta, obrigando-o a ensaiar o esperado encontro, na tentativa de que nada fuja do seu controle. O encontro deve ser bem sucedido, pois não é sempre que o amor bate à sua porta. Nessa realidade de espera e angústia, na qual o ensaio para o encontro é uma corrida contra um dia que avança sem piedade, o homem se vê magicamente contraído por outros aspectos do tempo. O dia do homem assim se desmancha em tempos incompossíveis e contraditórios, sem saber ao certo o que é passado, presente ou futuro.

O TEATRO TORTO desenvolve suas atividades tendo o ator como foco em um trabalho cotidiano no preparo de si. Na busca de uma prática constante, autônoma e autoral.
O Teatro Torto nascem em 2005 com a criação do espetáculo As Bufa, PRÊMIO AÇORIANOS de Teatro (2008).
O Teatro Torto mantém suas atividades em intercâmbio permanente com o mestre russo de biomecânica teatral Gennadi Bogdanov e com o grupo Vindenes Bro, coordenando por Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, da Dinamarca.

FICHA TÉCNICA
Livremente Inspirado na Obra “O ensaio” do dramaturgo americano Benjamin Bradford
Direção: Tatiana Cardoso
Elenco: Marcelo Bulgarelli
Duração 55 min
Recomendado para todas as idades



LIMPE TODO O SANGUE ANTES QUE MANCHE O CARPETE - 20 de agosto, segunda


Foto: Gustavo Porto 

Cia.  dos  Inquietos.     São  Paulo – SP                        
dia   20/08,   segunda,   no   CAT,   às   20h30

SINOPSE: Wilson disputa uma única vaga com Pierre numa grande empresa. Ao conhecer seu concorrente, forja situações e encontros inexplicáveis seguidos das reações mais inesperadas. Enquanto isso Sabrina sua noiva, convence Geda, amiga de trabalho, a ajuda-la num plano abominável, porém lucrativo. Todos estão em busca de somente uma coisa: o sucesso a qualquer preço. Doa a quem doer, custe o que custar. 

TEXTO DE JÔ BILAC, um dos grandes nomes da dramaturgia da nova geração, o espetáculo transita entre o medo, a inveja, a vaidade e outras tantas síndromes urbanas e constata que a evolução da espécie não implicou em desenvolvimento ético e moral. Jô Bilac foi indicado ao prêmio “Faz a Diferença” do Jornal O Globo na categoria personalidade do ano, por sua contribuição ao cenário artístico brasileiro.

A CIA. DOS INQUIETOS surgiu em 2009 com a junção de diversos integrantes vindos de outras companhias e grupos teatrais que tinham o mesmo propósito: a pesquisa no comportamento do homem contemporâneo.

FICHA TÉCNICA
Autor:  Jô Bilac
Direção:  Eric Lenate
Elenco:  Ed Moraes, Luna Martinelli, Daniel Tavares, Mariah Teixeira
Duração 65 min
Não recomendado para menores de 16 anos


17x NELSON, SEGUNDA PARTE, SE NÃO É ETERNO NÃO É AMOR - 21 de agosto, terça


Foto: Bob de Souza 

Sinal  Vermelho  Produções  Culturais.     São  Paulo – SP                       
dia   21/08,   terça,   no   CAT,   às   20h30

SINOPSE: Onze atores circulam, através de 50 personagens, pelas 17 peças do autor, lançando-se através de um épico, por uma aventura rodriguiana, que tem como ponto de vista o núcleo familiar, seus confortos e neuroses.

17 X NESLSON - PARTE 2: SE NÃO É ETERNO NÃO É AMOR é uma declaração de amor à Nelson Rodrigues. Nelson disse, pouco tempo antes de escrever sua primeira peça “A Mulher Sem Pecado”, em 1941, que o verdadeiro espetáculo deveria começar após o fechar das cortinas onde o espectador, a caminho de casa, faria uma profunda reflexão sobre o amor e a morte.
Nelson estava começando ali a fomentar seu projeto dramatúrgico a que se manteve fiel durante os 40 anos em que escreveu suas 17 peças. Seu Teatro Desagradável é até hoje provocativo e instigante e continua movimentando as plateias.
Nelson estava ali, paralelamente a Brecht, criando um teatro de estranhamento onde a revelação das profundezas da alma do povo brasileiro revoltava as plateias colocando diante delas o desnudante espelho que revela sua própria hediondez. Um gênio.
A encenação dirigida por Nelson Baskerville foca o amor e a morte. Tem como ponto de partida a morte do irmão do autor, Roberto Rodrigues, vítima da vingança de uma leitora do jornal do pai deles. Suas peças são ecos do grito do irmão e toda sua obra foi calcada no sentimento de amor e finitude humanas.

FICHA TÉCNICA
Autor: Nelson Rodrigues
Direção: Nelson Baskerville
Elenco: Adilson Azevedo, Adriana Guerra, Carol Carreiro, Fernanda Bellinati, Gabi Fontana, Luciana Azevedo, Marcos Ferraz, Michel Waisman, Rafael Augusto
Duração 110 min
Não recomendado para menores de 16 anos (cenas de sexo, violência sexual, nudez e palavrão


KAFKA, UMA VIGÍLIA - 22 de agosto, quarta


Foto: Chico Nogueira 

Grupo  Delírio  Cia.  de  Teatro.     Curitiba – PR                        
dia   22/08,   quarta,   no   CAT,   às   20h30

SINOPSE: Kafka – Uma Vigília toma como ponto de partida um pensamento de Franz Kafka, segundo o qual, os artistas têm como função “vigiar” o sono, aparentemente tranquilo, da humanidade. Alguns contos clássicos do grande autor tcheco fazem a dramaturgia: “À Noite”, “O Abutre”, “Uma Pequena Fábula”, “As árvores” e “A Toupeira”.

NO ESPETÁCULO DO GRUPO DELÍRIO, cinco vigias têm por função e destino, vigiar, e como qualquer artista, não podem relaxar de seu trabalho, sob pena de colocar por terra todo o destino humano. Nessa vigília eterna, eles questionam sua condição numa atitude tipicamente de “teatro absurdo”, ao mesmo tempo em que fazem da imaginação e do humor negro, um exercício de verborragia que tem como único objetivo mantê-los acordados na vigília eterna.
Essa é a terceira vez que o Grupo Delírio Cia. de Teatro debruça-se sobre a obra de Franz Kafka, um objetivo constante da pesquisa de linguagem e do teatro da palavra, estudo profundo da literatura e seu caminho para transportar-se do livro para o palco.

FICHA TÉCNICA
Adaptação de Edson Bueno para as “Narrativas do Espólio”, de Franz Kafka
Direção: Edson Bueno
Elenco: Evandro Santiago, Gabriel Manita, Guilherme Fernandes Souza, Rudi Mayer
Duração 70 min
Não recomendado para menores de 14 anos


PEREIRA DA TIA MISÉRIA - 23 de agosto, quinta


Fotos: Natalia Turini 

Núcleo  Ás  de  Paus.     Londrina – PR                       
dia   23/08,   quinta,   na   UENP   (antiga   FAFIJA),   às   20h30

SINOPSE: A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria. Separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos. A Morte tão temida por todos, é naturalmente necessária para um mundo em que novas possibilidades não param de nascer. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, decide viver, ingenuamente procurando pelo seu filho para, só então, deixarem este lugar que nunca os quis.

O PRIMEIRO OBJETO DE ESTUDO PARA A MONTAGEM foi a coleção de contos populares espanhóis, selecionados e traduzidos por Yara Camillo, contendo reflexões aprofundadas quanto a condição social e a existência humana.

Espetáculo Vencedor do TROFÉU GRALHA AZUL 2012 nas Seguintes Categorias: Melhor Espetáculo; Melhor Ator para Guilherme Kirchheim e Melhor Figurino para Alex Lima.

FICHA TÉCNICA
Direção: Coletiva     /     Dramaturgia:  Luan Valero
Elenco: Bruna Stéphanie, Camila Feoli, Guilherme Kirchheim, Luan Valero, Rogério Costa, Thunay Tartari
Duração 50 min
Recomendado para todas as idades


OFICINA: O ATOR CRIADOR

Marcelo Bulgarelli e Tatiana Cardoso Cia. Teatro Torto – Porto Alegre - RS

18/08 – Sábado, das 8h30 às 11h30 (matutino) e 13h30 às 17h30 (vespertino) Local: CAT

Público: atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas


OFICINA: O TEATRO COMO PEDAGODIA E A PEDAGOGIA DO TEATRO


Prof.ª M .ª Larissa Miranda Júlio, Instituto Federal do Paraná (IF) – Campus Jacarezinho

19/08 – Domingo e 25/08 Sábado, das 8h às 11h, Local: IFPR/Jacarezinho (Inscrições de 15/08 a 17/08, das 14h às 17h, no CAT)

Público: professores que se utilizam do teatro como ferramenta pedagógica ou que ensinam teatro como objeto artístico cultural e alunos do Curso de Arte Dramática do Instituto Federal do Paraná

Sinopse: o ensino do teatro nas escolas e instituições, em geral é ministrado por professores de outras áreas que o praticam por interesse ou necessidade em apresentar bens culturais imateriais. A oficina proposta inicia um projeto que visa à formação continuada deste professor, compreendendo a atividade teatral como uma combinação de atividades para o desenvolvimento global do indivíduo, um processo de socialização consciente e crítico, um exercício de conveniência democrática, uma atividade artística com preocupações de organização estética e uma experiência que faz parte das culturas humanas. 


CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DO PROJETO REGISTRO DA MEMÓRIA ORAL DO CONJUNTO AMADORES DE TEATRO


Prof.º José Francisco Quaresmo S. Silva, Instituto Federal do Paraná (IF) – Campus Jacarezinho

19/08 – Domingo , das 15h às 18h, Local: CAT

Público: sociedade em geral

Sinopse: o CAT emergiu como um dos mais profícuos espaços de produção cultural do estado, nas décadas compreendidas na segunda metade do século XX. Formou artistas, disseminou talentos e recebeu uma gama variada de importantes encenadores que auxiliaram no trabalho de impulso à arte teatral. Assim, ao mesmo tempo em que o projeto busca registrar os feitos dessas pessoas – dedicando-lhes respeito e atenção, retira desse conjunto de experiências novos elementos a impulsionar as gerações procedentes no trabalho em prol da arte da cultura da cidade.


OFICINA: CONSCIÊNCIA CORPORAL E MOVIMENTO: ASPECTOS CINESIOLÓGICOS E FISIOLÓGICOS


Prof.º Me.º Ricardo Aparecido Avelino, Instituto Federal do Paraná (IF) – Campus Jacarezinho

24/08 – Sexta , das 14h às 17h  e  25/08 Sábado 19h às 22h, Local: CAT (Inscrições de 15/08 a 17/08, das 14h às 17h, no CAT)

Público: alunos, professores e profissionais das áreas de Artes, Fisioterapia e Educação Física, e de outras áreas da Educação e Saúde, que utilizam o movimento corporal enquanto estudo e prática.

Sinopse: a perspectiva dessa oficina é produzir um estudo a fim de aprimorar conhecimentos sobre a cinesiologia: um processo de estudo que aborda a corporeidade e a performance humana nos âmbitos científicos e busca um entendimento do movimento humano com consequências da interação entre os sistemas fisiológicos e as forças externas impostas pelo meio ambiente ao corpo, em situações gerais e específicas. Este estudo se faz necessário aos profissionais que trabalham com o movimento corporal em suas diversas manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário